segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

O regresso da MONSTRA



De 9 a 15 de Março, Lisboa vive o Festival de Animação
Cinco espaços ocupados na 8ª edição


A MONSTRA Festival de Animação de Lisboa, procura manter nesta oitava edição, a postura de mostrar o melhor do cinema de animação a nível internacional, assim como fomentar o diálogo entre as artes de animação e outras artes.
Apresentam em comunicado de imprensa as suas palavras chave que devem servir à essência deste festival: “apresentação, divulgação, competição, formação, diálogo, encontro, discussão, experimentação, produção e edição na arte da imagem em movimento!” Assim seja, durante esses 7 dias de Março.

O espaço de excelência do MONSTRA será o Cinema S. Jorge, mas o festival terá ainda apresentações e actividades no Museu da Marioneta, Museu do Oriente, Museu Nacional da Etnologia e Teatro Meridional, ocupando na totalidade cinco espaços na cidade de Lisboa.
A estreia do filme “28” de José Manuel Xavier servirá a abertura do festival. Uma longa que é uma homenagem a Lisboa, aos eléctricos amarelos e aos artistas futuristas de nacionalidade portuguesa. A projecção será acompanhada pela banda sonora (ao vivo), do compositor António Sousa Dias, que a compôs e agora a executa.
Em 2009, o Festival tem em competição obras de longa-metragem de animação. As obras candidatas a concurso que serão analisadas através da qualidade cinematográfica, animação, plástica, estética e narrativa. Destacam-se as longas metragens de animação “Fear(s) of the Dark”, de múltiplos realizadores e “Sita Sings the Blues”, de Nina Paley, vencedora do prémio de melhor filme em vários festivais internacionais incluindo um dos mais prestigiados festivais de animação mundial, o Annecy Film Festival.
Haaverá ainda um espaço para a competição de filmes de estudantes, que correspondem a obras de curta-metragem. O programa competitivo do festival será composto por sessões competitivas com uma duração de cerca de 60 minutos cada.
De uma forma genérica e apresentando a linha desta edição, a MONSTRA traz consigo, este ano, uma série de propostas e actividades que procuram olhar para o movimento Dadaísta e para a Suiça, onde em 1916 foi proclamado o manifesto. Comemoram-se então os 93 anos do Manifesto Dadaísta e os 90 anos da sua expressão inicial no Cabaret Voltaire, por isso evidenciam-se os precursores do movimento nas noites longas do festival, onde haverá certamente tertúlias artísticas, com conversas, happenings e concertos. Pela qualidade e diversidade dos cineastas de animação suíços e sucessivas gerações de artistas como Gisele e Ernest Ansorge, G. Schwizgebel, Brother Guiaumme entre outros, a Suiça surge, assim, como convidado desta oitava edição. As retrospectivas de vários autores merecerão destaque na MONSTRA 2009 a par da exposição de originais de Georges Schwizgebel e da instalação interactiva de Otto Alder. Relevo ainda para estreia em Portugal da Longa Metragem dos Irmãos Guillaume Bros and Comp. e a realização de um programa dedicado à Sensualidade e Erotismo do suíço Bruno Hedera.
Há também a comemoração dos 100 anos do manifesto futurista, que em 1909 proclama o cinema como uma das artes a ser desenvolvida, e dos 90 anos da Escola Bahaus. Muito do cinema vanguardista dos anos 20 é fruto deste movimento, pelo que se destacarão alguns dos principais autores desta geração e por ela influenciada.
Além das projecções de filme o MONSTRA promove uma série de outras actividades. aproveitando anualmente a presença de especialistas internacionais, organiza um largo conjunto de masterclasses e workshops dirigidos a todos os públicos; uma exposição de marionetas e originais do filme de José Miguel Ribeiro, intitulada “Passeio de Domingo” estará patente no Museu da Marioneta; e ainda a “Monstrinha”, espaço pioneiro nos festivais da cidade, promotor do encontro entre as crianças e os jovens e a arte da animação. Para além de sessões de filmes no Cinema São Jorge, terá também sessões no Museu de Etnologia, no Teatro Meridional e Fundação Oriente alargando-se assim a diferentes espaços com captação de diferentes públicos infantis. Com uma programação específica adaptada segundo as idades do seu público, a “Monstrinha” dividir-se-á em 3 faixas etárias (3-6, 7-12 e maiores de 13 anos), tendo em exibição cerca de 20 curtas e longas-metragens de animação, bem como vários ateliers onde as crianças poderão dar os primeiros passos nesta arte, construindo a suas próprias ferramentas.
7 dias para ver cinema de animação, aprender, experenciar e aproveitar mais uma edição do “MONSTRA”.
ANA MARIA DUARTE
Artigo publicado no Jornal Semanário (06.02.2009)

Sem comentários: