segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

A Man in a Room Gambling



Gavin Bryars Ensemble
Iniciativa paralela à exposição de Juan Muñoz

Gavin Bryars Ensemble interpreta “A man in a room gambling”, numa iniciativa paralela à exposição hoje, dia 19 Dezembro, às, 22h00, no Auditório de Serralves.
O Gavin Bryars Ensemble interpreta uma selecção de temas que resultam da colaboração de Bryars com Juan Muñoz. “A Man In A Room Gambling” surgiu de uma encomenda da BBC Radio 3 e da Artangel, e foi concebido para ter o carácter de um programa de rádio, e desenvolvendo-se segundo uma sequência de textos sobre estratégias usadas em jogos de cartas, acompanhados por música. “Desde o lançamento do trabalho, este tem vindo a ser apresentado como concerto musical ao vivo, onde conjuntos de quatro ou cinco peças são interpretados em sequência, como neste caso, e a orquestração tem sido modificada para dar uma instrumentação ligeiramente diferente a cada peça. O objectivo continua a ser, como no caso da Shipping Forecast, o de dar ao ouvinte a vaga impressão de que isto pode ser uma actividade altamente dramática e gerar a sensação de um espaço imaginário nestes cinco minutos.....”. O programa deste concerto inclui ainda “The North Shore”, a obra memorial que Bryars dedicou a Muñoz.
Gavin Bryars é um compositor e contrabaixista inglês com trabalho realizado em áreas musicais tão diversas como o jazz, a improvisação e a composição musical, abordando linguagens como a experimentação, o minimalismo e o neoclassicismo. Ao longo da sua carreira, Byrars tem também investido em várias colaborações com encenadores e coreógrafos, de onde podemos destacar Robert Wilson (na ópera Medea”, ou na inacabada “CIVIL WarS”), Merce Cunningham (em “Biped”) ou Lucinda Childs (com “Four Elements”) Entre as suas obras mais conhecidas encontramos “The Sinking Of The Titanic” e “Jesus Blood Never Failed Me Yet”.
A propósito deste projecto, Gavin Bryars diz que quando o convidaram para esta colaboração, “(…) Obviamente, a ideia de trabalhar com um escultor num meio não-visual era muito interessante e constitui um desafio, especialmente quando percebi que íamos tentar descrever acções que envolvem truques e ilusões visuais e depois inseri-las num contexto de difusão radiofónica.(…). Para o nosso projecto, que acabou por se chamar “A Man in a Room Gambling” (“Um homem num quarto, apostando”), Juan escreveu dez textos, cada um descrevendo a manipulação de cartas de jogar – distribuindo as cartas do fundo do baralho, evitando fracassar no Three-Card Trick (truque de três cartas), escondendo uma carta na mão, etc. Algum deste material foi recolhido dos ensaios do mestre canadiano, S. W. Erdnase especialmente do seu livro “The Expert at the Card Table” que contém alguns dos mais perfeitos truques envolvendo a manipulação de cartas. Decidimos que cada episódio duraria cinco minutos e seria concebido para ser difundido antes do último noticiário da noite para assegurar que o programa, pelo menos na Grã-Bretanha, seria ouvido um pouco como o “Shipping Forecast” (Prognóstico Marítimo), que é difundido pelo BBC a quatro horários muito específicos durante cada dia. Do seu lado, Juan imaginou um ouvinte conduzindo o seu carro na autoestrada à noite, estupefacto por encontrar esta curiosidade efémera e talvez enigmática, precisamente na mesma maneira que a maioria dos ouvintes reagem ao Shipping Forecast.”
Serralves recebe um programa que nos possibilita ver aquilo que foi construído para a rádio, durante duas horas. Por outro lado, a RUC (Rádio Universitária de Coimbra) estará em Serralves, para uma emissão especial entre as 22h e as 24h em 107.9 FM. A transmissão em directo possibilita aos ouvintes a vivência desta obra inicialmente concebida para a rádio, mesmo se desta forma os ouvintes não experenciam a obra em partes, como inicialmente, mas numa sequência que seguramente nos transportará para um lugar imaginário e que nos fará compreender melhor, ou pelo menos ter uma visão de um ângulo diferente, da obra de Juan Muñoz.

ANA MARIA DUARTE

Artigo publicado no Jornal Semanário (19.12.2008)

Sem comentários: