terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Mr. Antony Hegarty está de volta a Portugal


Antony actuará em Lisboa e no Porto durante o próximo ano. A acompanhá-lo vêm os The Johnsons, para a apresentação do novo álbum, “The Crying Light”. Grande notícia antes do final do ano, já em planeamento do próximo há tanto tempo.
Em 1998, Antony and The Johnsons editaram o primeiro álbum, homónimo. Nessa altura, nem todos estavam preparados para o ouvir, nem aceitar a sua singularidade. O seu lugar foi sendo conquistado, aos poucos, começando a ser reconhecido pelas suas múltiplas colaborações com as Cocorosie, com Devendra, entre outros. Hoje são uma banda de culto na música alternativa. Foi preciso esperar sete anos por um novo álbum de originais, mas a espera foi proveitosa. “I am a Bird Now” é um dos discos mais marcantes dos últimos anos e valeu à banda o Mercury Music Prize.
À semelhança do primeiro disco, “I am a Bird Now” foi escrito na íntegra por Antony Hegarty, mas graças ao sucesso do primeiro álbum, foi possível colaborar com artistas de grande renome, como Lou Reed, Boy George, Rufus Wainwright e Devendra Banhart para colaborarem nas gravações.
Depois da recente e muito aclamada colaboração de Hegarty com os Hercules & Love Affair, o músico lançou-se na gravação dum novo álbum, “The Crying Light” que será editado no início de 2009.
Numa progressão natural do EP “Another World”, a capa do álbum inclui um retrato de 1977 de Kazuo Ohno, um dos co-fundadores e mais reconhecidos bailarinos de Butoh, tirada por Naoya Ikegami em Tóquio.
No retrato, Kazuo Ohno é representado a tentar alcançar a luz, com o rosto e a postura reclinada a ecoarem elementos de berço e sepultura. A vida, a morte e a transcendência estão certamente evocadas neste retrato.
Venha o mês de Maio e esse álbum que a ânsia é grande. Os concertos serão nos dias 14 de Maio no Coliseu de Lisboa e 18 de Maio no Coliseu do Porto. Os bilhetes custam entre 20 e 50 euros, dependendo da proximidade física relativa a Antony e já estão à venda nos locais habituais.

ANA MARIA DUARTE

Artigo publicado no Jornal Semanário (24.12.2008)

Sem comentários: