quinta-feira, 4 de junho de 2009

A fotografia do mundo, em Espanha

PhotoEspaña: obra de Pedro Costa em destaque
O quotidiano e a proximidade ao pessoal


A PhotoEspaña é um dos mais conceituados festivais de fotografia do mundo e teve início esta semana em Cuenca e Madrid. Serão no total 248 artistas, de 40 diferentes nacionalidades, em 72 exposições individuais e colectivas. A Secção Oficial, orientada pelo português Sérgio Mah, está ordenada em torno do tema genérico “Quotidiano”. Destacamos ainda o ciclo de cinema de Pedro Costa, com projecção de “Ne change rien” apresentado recentemente em Cannes.

Na edição deste ano, que decorre entre hoje e 26 de Julho, destacam-se, entre outras, exposições de Gerhard Richter, Larry Sultan, Iñigo Manglano-Ovalle e Malick Sidibé. Estarão também presentes obras de consagrados como Dorothea Lange, Ugo Mulas, Jindrich Styrsky e Annie Leibovitz. Este ano, e pela primeira vez neste festival, estará presente o brasileiro Mauro Restiffe, conhecido pelas suas imagens centradas no tema da arquitectura e do urbanismo.
A edição aposta, numa linha de continuidade, na história e na cultura da fotografia, em vários sentidos, apresentando desta vez uma aproximação ao dia-a-dia, ao quotidiano e às vivências comuns, possibilitando a reflexão do social, dos tempos, das tendências não só das artes visuais, mas da sociedade contemporânea, onde se procura muito o mais próximo, o pessoal.
"Este tipo de sensibilidade e afectividade é interessante porque a forma como as artes visuais o trabalham significa colocar a fotografia no centro deste processo. É um dos meios mais privilegiados para induzir e conferir interesse estético sobre os temas mais inesperados", disse Mah. "Não sabíamos que íamos ter uma crise economia e social, mas por isso faz mais sentido. O que se debate hoje é um 'back to basics', um desafio importante e um compromisso da arte e da fotografia" frisou ainda.
Além de todas as actividades envolventes, um dos destaques privilegiados do festival é o ciclo de cinema de Pedro Costa, uma mostra de um dos pioneiros do fotojornalismo em Portugal. Pedro Costa terá um papel de destaque na Secção Oficial deste ano, com a Filmoteca espanhola a acolher as 14 obras fundamentais do realizador português. O ciclo incluirá a apresentação de filmes como "O sangue", "Casa de Lava", "Ossos" e "No quarto com Vanda", entre outros. A 26 e 30 de Junho, é exibido o último filme de Pedro Costa, "Ne change Rien", estreado mundialmente na Quinzena dos Realizadores no Festival de Cannes, onde foi considerado um dos mais belos filmes do festival e que estreará em Portugal a 5 de Novembro.


ANA MARIA DUARTE
Artigo publicado Jornal Semanário (05-06-2009)
Imagem: Rondel Partridg

Sem comentários: