quinta-feira, 4 de junho de 2009

João Salaviza vence com “Arena”


Cannes deu-lhe o prémio. Ninguém esperava, nem ele. O jovem realizador português agradeceu e quer fazer mais cinema. Já no dia 2 de Maio ele tinha vencido o Prémio para a Melhor Curta-Metragem Portuguesa do festival IndieLisboa, mas agora veio o reconhecimento internacional, quando no dia 24, recebeu a Palma de Ouro para a Curta-Metragem no Festival de Cannes.
João Salaviza nasceu em Lisboa em 1984. Tem 25 anos e aceitou o prémio em Cannes de uma forma descontraída e modesta, relativizando: "há muitas pessoas que vão ver o filme e que não vão gostar. E ainda bem, ainda bem que as coisas são discutidas e que não há unanimidades. Não houve unanimidade no júri, o que também é bom, gostei de saber isso", disse em entrevista ao Jornal Público.
“Arena” foi a curta que lhe deu este reconhecimento, um filme que conta a história de um preso domiciliário e a sua pulseira electrónica, confinado à violência urbana com Lisboa muito ao fundo.
Apesar do filme ser anterior ao prémio e João Salaviza já querer fazer cinema antes dele, agora certamente terá mais meios para o fazer e mais olhos à espera do próximo.

ANA MARIA DUARTE
Artigo publicado Jornal Semanário (29-05-2009)

Sem comentários: