quinta-feira, 4 de junho de 2009

Curtas voltam a Vila do Conde

Festival Internacional de Cinema
Filmes-concerto em destaque


O Festival Internacional de Cinema “Curtas Vila do Conde” conta este ano com a sua 17ª edição, que decorre de 4 a 12 de Julho de 2009. O festival organiza-se em torno das secções de Competição Nacional e Internacional e Vídeos Musicais, In Focus (retrospectivas de autor e temática), In Progress (espaço de apresentação de trabalhos que se situam num território de fronteira entre o cinema e as outras artes (audiovisuais), Remixed (secção dedicada a filmes que exploram as relações do som, música e imagem em movimento) e Take One! (destinada a promover o trabalho de jovens realizadores recém formados nas escolas superiores de cinema do país).
Para 2009, o Festival incluirá a nova secção Curtinhas, que integra sessões de cinema e outras actividades relacionadas com a imagem em movimento, concebidas para crianças e jovens de diferentes faixas etárias, e ainda um programa especial intitulado “Back to the Future”. Será igualmente organizado o Mercado da Curta Metragem e a Solar - Galeria de Arte Cinemática irá acolher o trabalho da artista filandesa Salla Tykkä.
Uma das secções em destaque é a secção REMIXED, criada em 2006, que visa sobretudo explorar as relações do som, música e imagem em movimento, com a apresentação de uma selecção de curtas, filmes concerto e performances audiovisuais. Para esta edição do Curtas Vila do Conde, o REMIXED incluirá uma nova secção competitiva.
Em estreia nacional, na secção REMIXED, estará o filme-concerto “13 Most Beautiful... Songs for Andy Warhol's Screen Tests” com a dupla Dean & Britta. O filme-concerto decorre a 11 de Julho, Sábado, pela meia-noite. Trata-se da primeira vez que o duo composto por Dean Wareham, que integrou os Galaxie 500, mítica banda indie norte-americana, e Britta Phillips, ex-Luna, apresenta-se em Portugal.
“13 Most Beautiful...Songs for Andy Warhol's Screen Tests”, um projecto comissariado pelo Andy Warhol Museum e Pittsburgh Cultural Trust para o Pittsburgh International Festival of Firsts 2008, apresenta 13 dos clássicos testes de imagem de Andy Warhol, onde aparecem Nico, Lou Reed, Edie Sedgwick, Dennis Hopper, entre outros.
Originalmente concebidos na década de sessenta, na Factory, em Nova Iorque, os screen tests são agora apresentados ao vivo com uma banda sonora composta para os treze filmes por originais e algumas versões por Dean & Britta. Entre 1964 e 1966, Andy Warhol filmou cerca de 500 testes de imagens, revelando centenas de diferentes indivíduos, desde artistas famosos a pessoas anónimas, todos visitantes da Factory. Os testes eram captados com a máquina de 16 mm Bolex, em silêncio e a preto e branco. O resultado de dois minutos e meio era depois apresentado em câmara lenta, resultando numa fascinante colecção de verdadeiras obras-primas com cerca de quatro minutos cada. A secção REMIXED do Festival apresenta ainda os filmes-concerto de Paulo Furtado (Legendary Tiger Man e Wray Gunn) e do brasileiro Vinícius Cantuária com o músico japonês Takuya Nakamura.
Numa encomenda do Festival, Paulo Furtado acompanhado por mais 3 músicos, interpretará uma banda sonora original para “Tabu” (1931), o último filme do cineasta alemão F.W. Murnau, co-realizado com Robert J. Flaherty. Considerado por muitos como a obra-prima de Murnau, “Tabu” foi filmado nos mares do sul, longe dos grandes estúdios de Hollywood e estreou após a morte do cineasta alemão.
Vinícius Cantuária conta com uma dupla apresentação no 17º Curtas Vila do Conde, primeiro numa encomenda do Festival onde partilha o palco com o japonês Takuya Nakamura, que alia a música electrónica à banda sonora dos filmes “Ny Ny” (1957) de Francis Thompson e “Manhatta” (1920) de Paul Strand e Charles Sheeler. Num segundo momento mais intimista, o cantor e compositor brasileiro apresenta o projecto “Filme Imaginário”.
Filmes-concerto com grandes nomes no cinema e grandes nomes na música, prometendo noites bonitas em Vila do Conde.

ANA MARIA DUARTE

Artigo publicado Jornal Semanário (29-05-2009)

Sem comentários: