quinta-feira, 23 de outubro de 2008

A sublime bossa nova de Vinicius Cantuária

Vinicius Cantuária vem a Portugal. Cantor e compositor inserido no universo da bossa nova, trará certamente a beleza das músicas dotadas de sublime tristeza, sedução e inquietude, como por exemplo a música “Lua e Estrela”, que fez enorme sucesso no Brasil, gravada por Caetano Veloso. Ele também escreveu para gente como Gilberto Gil, Gal Costa, Simone, Chico Buarque, Fagner, Elba Ramalho e Fabio JR, entre outros.
Começou como percussionista, passando mais tarde para a composição e a guitarra. O ritmo manteve-se.
Em 1994, muda-se para Nova Iorque, o que acabou por lhe proporcionar a hipótese de colaborar com Arto Lindsay, que lhe abriu portas para trabalhar Ryuichi Sakamoto, Bill Frisell, Brad Mehldau, Nana Vasconcelos, Mark Ribot, Jenny Scheinman, Erik Friedlander, Brian Eno, Cesaria Evora, John Zorn, Melvin Gibbs, Sean Lennon, Paulo Braga e David Byrne, entre outros.
No entretanto foi compondo e gravando que foi conquistando adeptos pelo mundo. Uma das benesses de se ter sediado em NY foi a construção de um percurso de concertos cada vez mais sofisticados, normalmente concorridos pelos seus pares, que lhe reconhecem uma certa genialidade.
A primeira parte do concerto em Sintra está a cargo dos Couple Coffee que irão brindar a audiência com a interpretação de alguns temas do seu último álbum de homenagem à Bossa Nova. A agenda de concertos de Vinicius marca várias cidades em Portugal: 30 de Outubro - Sintra, Centro Cultural Olga Cadaval, 22:00 (convidado especial - Couple Coffee); 31 de Outubro - Faro, Teatro das Figuras, 21:30; 1 de Novembro - Guimarães, 22:00.
ANA MARIA DUARTE
Artigo publicado no Jornal Semanário (ed.24.10.2008)

Sem comentários: