terça-feira, 10 de março de 2009

Optimus Alive! 09 em Festforward


Planos para o Verão
Apresentação dos primeiros nomes

No final da passada semana, a Everything is New apresentou, em conferência de imprensa, o festival “Optimus Alive! 09”. Com já bastantes nomes confirmados, mas não todos, avançamos alguma da programação prevista para os dias 9, 10 e 11 de Julho em Oeiras.

Este ano o recinto contará com três áreas distintas: Palco Optimus, o principal palco do evento; Palco Super Bock, o palco alternativo patrocinado pela Super Bock; e o Epaço de Arte e Ciência, uma zona dedicada à arte e à ciência cujos projectos para a edição desta ano ainda não foram divulgados, mas que segundo Álvaro Covões, responsável pelo festival, serão anuciados em breve.
Confirmados estão os seguintes nomes. Dia 9 de Julho, Metallica, Slipknot, Lamb of God, Dave Matthews Band, Crystal Castles e TV On the Radio. No dia seguinte, Mastodon, Placebo e Erol Alkan. Dia 11, The Ting Tings e Los Campesinos!.
O dia 9 trará alguns dos maiores nomes do Metal. Os Metallica figuram nesta categoria desde que me lembro de existir. Com uma carreira profícua, editaram 9 álbuns, venceram 7 Grammys e tiveram 5 entradas directas para o primeiro lugar do top de vendas americano. James Hetfield, Kirk Hammett, Lars Ulrich e Robert Trujillo vão actuar pela primeira vez em Portugal desde a edição do último e aclamado disco de originais, “Death Magnetic”.
O festival conta com mais uma confirmação de peso para o dia 9 de Julho - os Slipknot. Os 9 mascarados de Des Moines, Iowa, actuam em Portugal depois de terem editado o quarto álbum de originais, "All Hope Is Gone". Nesse mesmo dia chegam também os Lamb of God, estreia em Portugal, que acontece depois do lançamento do quinto álbum de originais, "Wrath".
Ainda no dia 9, no mesmo palco, estará a Dave Matthews Band. Hoje, com 14 milhões de bilhetes vendidos e um Grammy ganho, a Dave Matthews Band é uma das bandas de top dos circuitos de concertos.
No Palco Super Bock estará o duo canadiano, Crystal Castles, que se apresenta pela primeira vez ao vivo em Portugal. A arrebatadora vocalista Alice Glass e o multi-intrumentista Ethan Kath são a dupla por trás de um dos mais originais projectos que surgiu nos últimos anos, alicerçado em samples corrosivos e vozes distorcidas. Os caóticos espectáculos ao vivo são uma das imagens de marca dos Crystal Castles e este é provavelmente um dos imperdíveis.
Esta semana, já depois da conferência de imprensa, a produtora Everything is New avançou outro nome para o dia 9. Os TV On The Radio estão há muito na boca do mundo. “Dear Science” é o mais recente registo de originais (2008) e esta era uma banda que alguém tinha de trazer a Portugal. As nossas preces foram ouvidas, e no próximo dia 9 de Julho vamos poder vê-los ao vivo, no Palco Super Bock do Optimus Alive!09.
No dia 10 o palco principal conta com os Mastodon, considerados uma das maiores certezas da cena metal, contando, inclusive, com uma nomeação para os Grammys na categoria de "Best Metal Performance", graças ao single "Colony of Birchmen", no qual colaborou Josh Homme dos Queens Of The Stone Age. O novo disco, "Crack The Skye", vai ser editado dia 23 de Março. Após um hiato de alguns anos, os Placebo regressam aos palcos, e escolhem o Optimus Alive!09 para apresentar as músicas do novo álbum, com edição prevista para Junho, no dia 10 de Julho. Formados em 1994, os Placebo demoraram apenas 2 anos para editar o primeiro disco, homónimo, que arrebatou o público e a imprensa especializada, graças a singles como "Nancy Boy" e "36 Degrees". Quatro álbuns de originais depois, os Placebo continuam tão actuais e originais como no início da carreira, tendo contado com David Bottrill na produção do novo disco.
O Palco Super Bock, neste mesmo dia, vai contar com um dos mais importantes DJ’s da actualidade – Erol Alkan. De descendência turca, o londrino é também um reputado produtor.
No dia 11, um dos nomes mais esperados. Com apenas um álbum editado, os The Ting Tings estabeleceram-se de imediato como um dos mais interessantes projectos ingleses da actualidade. “We Started Nothing”, o registo de estreia, entrou directamente para o primeiro lugar do top de vendas britânico, à semelhança do que aconteceu com o primeiro single, “That’s Not My Name”.
Katie White e Jules De Martino, são os dois The Ting Tings e actuam pela primeira vez em Portugal.
De Cardiff, no País de Gales, chega ao Optimus Alive!09, dia 11 de Julho, uma das mais entusiasmantes bandas britânicas da actualidade, os Los Campesinos!
Com o álbum de estreia, “Hold On, Youngster...”, os Los Campesinos! deram a conhecer ao mundo a sua pop frenética, cantada a duas vozes e com guitarras angulares. Passado pouco mais de um ano, numa prova de criatividade inquieta, editaram o segundo disco, “We Are Beautiful, We Are Doomed” onde levaram ainda mais longe o som característico que apresentaram no primeiro álbum.
Os bilhetes para o festival já estão à venda e custam entre 50 e 90 euros, bilhete diário e passe de 3 dias, respectivamente. Além de estarem à venda em Portugal, os bilhetes também estão à venda em Espanha e Inglaterra, o que revela a internacionalização do festival. Em conferência de imprensa, Álvaro Covões, afirmou estarem a receber propostas de concertos de países que nunca tinham recebido e que têm interesse em internacionalizar cada vez mais o festival, sendo que o ano passado tiveram 6000 visitantes estrangeiros e que o objectivo para este ano é atingir os 10000.
E mais está para vir, certamente. Aguardamos ansiosamente pelos próximos nomes.


ANA MARIA DUARTE
Artigo publicado no Jornal Semanário (06.03.2009)

Sem comentários: