sexta-feira, 3 de abril de 2009

IndieLisboa em apresentação

Festival Internacional de Cinema Independente
23 de Abril a 4 de Maio



O IndieLisboa – Festival Internacional de Cinema Independente conta este ano com a sua 6ª edição, já numa posição de peso nos eventos de cinema nacionais. De 23 de Abril a 4 de Maio, 5 salas recebem um total de 259 longas e curtas metragens enquadradas nas várias secções do festival. A festa do cinema independente estará de volta já este mês.

O festival consolidou a sua posição e tem contribuído para a criação e o alargamento de públicos para um cinema de autor, assim como para a dinamização e enriquecimento da oferta cultural em Lisboa. Este ano, além das salas habituais (Fórum Lisboa, Cinema Londres e Cinema São Jorge), o festival estende a sua dinâmica urbana e invade também o Museu do Oriente e o Cinema City Alvalade.
Esta edição é novamente de crescimento em alguns aspectos quantitativos (no número de salas, sessões e filmes exibidos), mas a aposta do IndieLisboa'09 volta a ser, segundo a direcção do festival, “sobretudo na melhoria de aspectos qualitativos, apurando as linhas essenciais de um programa de filmes original e exigente e multiplicando as iniciativas paralelas que potenciam ainda mais os efeitos dessa programação”.
Na vertente de programação, existem, este ano, algumas alterações na arrumação e designação das secções oficiais e paralelas do festival. Mantendo-se a Competição Internacional, o Observatório, o IndieJúnior e a secção Herói Independente como as secções estruturais do IndieLisboa, há uma nova secção: Cinema Emergente, que “vem compensar a eliminação do agora extinto Laboratório de forma a manter uma presença significativa das novas linguagens do cinema, permite aumentar o peso dos novos autores no conjunto do festival e reforçar a identidade do IndieLisboa enquanto evento dedicado à descoberta e partilha do melhor do novo cinema que se faz actualmente em todo o mundo.”
Nas secções paralelas, acrescentou-se às Director’s Cut e IndieMusic, a secção Pulsar do Mundo, com documentários relevantes e com temáticas actuais, mas com uma forte crítica ou visões actuantes sobre o estado do mundo que importa ver e discutir colectivamente. Este tipo de filmes com uma dimensão política e social marcante sempre fizeram parte da programação do festival, mas agora agrupados numa só secção, contrariamente à sua dispersão pela totalidade do festival, deverão ter mais força e destaque perante o público.
Werner Herzog e Jacques Nolot são os heróis independentes do IndieLisboa 2009, uma homenagem que contará com a presença dos dois cineastas ao longo do festival e com a exibição de 36 curtas e longas-metragens que atravessam os géneros da ficção e do documentário. Realizador premiado nos principais festivais mundiais (Cannes, Berlim e Veneza), Werner Herzog é um dos nomes mais aclamados do Novo Cinema Alemão, ao lado de Rainer Werner Fassbinder e Wim Wenders. O IndieLisboa irá exibir 26 das suas obras, uma programação comissariada por Grazia Paganelli, crítica de cinema italiana e actual programadora do Museu Nacional de Cinema de Turim.
Jacques Nolot cruza a arte e a vida nas três longas-metragens que realizou ao longo da sua carreira. L’Arrière-pays (1997), La Chatte aux Deux Têtes (2002)e Avant que j’oublie (2007) – filme exibido no IndieLisboa 2008 – revelam o carácter autobiográfico da sua obra, expondo a sua juventude atribulada, a descoberta da homossexualidade e experiências mais ousadas. A homenagem que o IndieLisboa 2009 presta a Jacques Nolot é uma iniciativa pioneira que engloba a apresentação de 10 obras representativas dos vários contributos que o cineasta foi dando, ao longo da sua carreira, na área da ficção cinematográfica enquanto argumentista, realizador e actor.
O IndieLisboa'09 decorre de 23 Abril a 3 de Maio e é organizado pela Zero em Comportamento, em co-produção com a EGEAC e com o apoio financeiro do Ministério da Cultura/Instituto do Cinema e Audiovisual, da Câmara Municipal de Lisboa e do Programa MEDIA, da União Europeia.

ANA MARIA DUARTE
Artigo publicado no Jornal Semanário (03-04-2009)

Sem comentários: