A Agência da Curta Metragem vai estar presente no 24º Mercado de Curta Metragem de Clermont-Ferrand, que se realiza entre 2 e 6 de Fevereiro, no âmbito do Festival consagrado a esta modalidade cinematográfica.
Para a edição deste ano, a Agência apresentará no Mercado as suas produções mais recentes e as novas aquisições do catálogo, com cerca de duas dezenas de filmes.
Para a edição deste ano, a Agência apresentará no Mercado as suas produções mais recentes e as novas aquisições do catálogo, com cerca de duas dezenas de filmes.
Desde 2001 que a Agência participa regularmente neste Mercado com o intuito de assegurar a divulgação de curtas-metragens portuguesas, quer sejam ou não representadas pela Agência.
O mais recente filme "Paisagem Urbana com Rapariga e Avião" de João Figueiras foi seleccionado para a competição internacional do 31ª Festival Internacional de Curtas Metragens de Clermont Ferrand, que decorre de 30 de Janeiro a 7 de Fevereiro. O filme, que estreou em 2008, conta já com participações no Torino Film Festival, Pusan International Film Festival e IndieLisboa onde arrecadou o Prémio para Melhor Curta-Metragem Portuguesa e uma Menção Honrosa no Prémio RTP2 Onda Curta.
João Figueiras nasceu em 1969, é licenciado em Edição na E.S.T.C. (Lisboa). Para além de "Paisagem Urbana com Rapariga e Avião", realizou mais dois filmes: "Olhar Para Cima" (2003) e "Contra Ritmo" (2000).
O Festival Internacional de Curtas Metragens de Clermont-Ferrand é considerado o evento mais importante do mundo no género. A participação da Agência no Mercado de Curta Metragem de Clermont-Ferrand conta com o apoio do ICA – Instituto do Cinema e do Audiovisual, do Instituto Camões e da Fundação Calouste Gulbenkian.A participação da Agência passa por um conjunto de actividades: a presença em stand promocional próprio, a distribuição de catálogo com informação sobre os filmes produzidos (que inclui um DVD) destinado a distribuidores, televisões e festivais, a realização no stand de actividades diárias de promoção e divulgação da cinematografia nacional e uma Happy Hour no Stand.
Saiba mais sobre o festival em
ANA MARIA DUARTE
Artigo publicado no Jornal Semanário (30.01.2009)
Sem comentários:
Enviar um comentário