sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

“Alpha” e “Aquele querido mês de Agosto" em Roterdão

O Festival Internacional de Cinema de Roterdão é considerado um dos grandes acontecimentos culturais do país e os índices de popularidade apontam-no como um dos mais atractivos, e portanto respeitados, festivais a nível mundial. A segunda longa-metragem de Miguel Gomes e a curta de Miguel Fonseca, ambas produções de O Som e a Fúria de 2008, foram seleccionadas para a 38.ª edição do Festival Internacional de Cinema de Roterdão, que está a decorrer desde 21 de Janeiro, e termina a 1 de Fevereiro. “Aquele Querido Mês de Agosto” integra a secção “Brigar Future” e “Alpha” um programa que resulta de uma compilação de curtas denominada “Hidden Futures”.
A edição de 2009 do festival divide a sua vasta selecção de filmes por três secções: “Bright Future”, “Spectrum” e “Signals”. A primeira, uma secção competitiva que engloba curtas e longas-metragens, é aquela que pretende caracterizar-se como plataforma para os “realizadores do futuro”, bem como “departamento” em que o festival apresenta os mais importantes, individuais e audazes novos trabalhos desenvolvidos por realizadores de todo o mundo, onde enquadram Miguel Gomes
Relativamente à secção em que se inscreve “Alpha”, “Hidden Futures”, trata-se de uma muito restrita compilação de curtas-metragens – apenas três outros filmes se juntam ao de Miguel Fonseca – que tem por linha de orientação a fronteira entre o real e a ficção científica: “O mundo mágico na fronteira entre as histórias verdadeiras e a ficção científica”.
Depois de Roterdão, “Aquele Querido Mês de Agosto” estará presente no Festival Internacional de Cinema Independente de Buenos Aires, que se realiza de 25 de Março a 5 de Abril.

ANA MARIA DUARTE
Artigo publicado no Jornal Semanário (30.01.2009)

Sem comentários: