terça-feira, 27 de janeiro de 2009

A Fábrica das Artes - Espaços de sensibilização às artes


“A mudar se continua, a continuar se muda.” É assim que começa a comunicação de Madalena Wallenstein, que assumiu, já quase no final do ano passado, o lugar de Madalena Vitorino no Centro Cultural de Belém, no Centro de Pedagogia e Animação (CPA). A Fábrica das Artes procura ser isso mesmo, a vinda de algo novo, próprio da passagem. O ano novinho em folha lembra-nos os tempos que vivemos e o tempo de ter tempo. Neste tempo de inverno, a Fábrica das Artes do CCB vai fazer todas as artes, para pessoas de todos os tempos: crianças, jovens, adultos e seniores.

Tudo começa já em Janeiro. Do dia 24 ao dia, no Jardim das Oliveiras, haverá uma Oficina de nome “Clube Jazz para miúdos”, com Maria Morbey e Zé Soares. Basicamente abrem-se as portas de um lugar misterioso, desconhecido. Procura-se uma entrada num ambiente fascinante, provocando emoções intensas oriundas da música. Um clube de Jazz que espera grandes intérpretes e públicos solenes.
Este sítio pode ser caracterizado como exótico, improvisado, entre o presente e o futuro. Proporcionam-se experiências em som e imagem. Convidam-se os miúdos a experimentar o jazz como algo que pode ser vivido na primeira pessoa, partindo do universo infanto-juvenil através do cinema, das histórias que o jazz tem para contar, atravessando os elementos musicais específicos desta linguagem, e terminando numa experiência de improvisação colectiva. No fundo, cada criança descobrirá um pouco da música jazz através não só dos sons, mas de todo o ambiente que a envolve.

De 26 a 28 de Janeiro, no mesmo jardim, a mesma oficina mas para “muito, muito graúdos”, destinada como se pode perceber a adultos na terceira idade, mas com vontade de experimentar esta arte. Uma aproximação ao jazz que parte das suas próprias representações e memórias, dos bailes das big bands, do glamour dos musicais dos anos cinquenta, até ao jazz em português. Aqui, o elemento de renovação será o improviso, procurando-se chegar ao prazer da Jam Session. No final, surge o tal clube de jazz, onde se encontrarão públicos e intérpretes para viverem juntos esse momento.

De 28 de Janeiro a 1 de Fevereiro, na Sala de Ensaio, será apresentado um espectáculo: “Palavras de Caramelo”, de Títeres de María Parrato. A origem desta história é no deserto. Uma investigadora de histórias parte para o deserto à procura de uma história. Acaba por encontrar a história de Kori, um menino surdo, e de Caramelo, um jovem camelo. Através da amizade dos dois, Kori descobre a poesia.
Agora vem contar-nos essa história, que pela sua forma de contar, nos transporta para o universo de um modo de vida, o dos sahrauis, os nómadas do deserto. Elementos sempre presentes são a terra, o vento e a chuva. Os espaços, as formas e as personagens armam-se e desarmam-se com os objectos da sobrevivência diária, de latas laminadas pelas rodas do deserto e pauzinhos cinzelados pelo ar. Tudo regressa à terra. A direcção do espectáculo é de Mauricio Zabaleta, com autoria de María José Frías.

No último dia de Janeiro está programada uma outra oficina de “Modos de Aparição das Artes”. Entre as 15h e as 18h, Madalena Wallenstein e Manuela Pedroso dedicam-se a “Preparar um Atelier – O Caçador de Ideias Luminosas”.
Um ateliê é um espaço e um tempo, com fronteiras definidas, mas o ponto de partida é sempre o principal desafio. Este ateliê explora a preparação, o que nos sirva para entrar e sair velozmente, concretizando a experimentação e a aventura próprias de um espaço e de um tempo como este.
Olhamos, por agora, apenas para os eventos de Janeiro, porque é este o tempo que vivemos e porque teremos outros tempos para falar dos outros, mas deixamos a curiosidade a cozinhar: desmontar-se-á música, far-se-ão experiências, entrar num bunker e gravar bandas sonoras do medo, viajar até Buenos Aires, onde se poderá dançar e ouvir tango. Acima de tudo sentir e viver. Este será um espaço para alimentar a sensibilidade e para abrir às artes.
ANA MARIA DUARTE
Artigo publicado no Jornal Semanário (09.01.2009)

Sem comentários: