sexta-feira, 17 de julho de 2009

CocoRosie no CCB

Uma viagem intensa
A dupla da inocência e da sensualidade

Vieram e arrasaram de uma forma intensa. A dupla CocoRosie esteve primeiro em Vila Flor, num Centro Cultural esgotado (20 Junho) e, na noite seguinte, no Grande Auditório do CCB. O segundo espaço não encheu para receber as CocoRosie, mas quem decidiu ir saiu mais uma vez rendido a este novo mundo.




Bastou entrar no CCB e ver o palco pintado de objectos vários e brinquedos, que nos levavam para o tal universo onírico, para começar a viagem. E essa foi realmente intensa, encantadora e sublime.
Bianca e Sierra surgiram com uma bandeja de chá, que bebericaram na frente do palco. Começaram com uma lengalenga daquelas que as miúdas da escola primária cantam no recreio, e foram apresentando uma série de canções, que tanto nos transportavam para o R&B, como para a melancolia e a magia de “La maison de mon rêve”. Ficámos muitas vezes entre a inocência e a sensualidade, conseguidas pela música, mas também pela presença de Sierra e Bianca. Até as projecções se integraram nesta dualidade: onírico/real, infantil/sexual, mostrando as eternas imagens dos “Ursinhos Carinhosos” e dos “Pequenos Póneis”, mas também imagens de praias, de pessoas, de lugares que existem mesmo, de uma pomba branca que voa e não sai do mesmo sítio, de Barbies e modelos americanas, desconstruindo ideais de beleza, entre maços de dólares e fogo-de-artifício.


Acompanhadas por um pianista/teclista e por um baterista, desta vez as manas não trouxeram Tez, o beat-boxer que as costuma acompanhar em concerto, sendo Bianca que através da mesa de mistura nos foi dando o beat, já que a bateria foi sempre bastante monótona, não trazendo grande mais-valia ao concerto. A troca de instrumento dos músicos foi quase constante, principalmente para Sierra que tocou piano, harpa e guitarra, entre outros. Bianca esteve sempre mais ligada à experimentação, através de objectos que nos vão dando sons meio infantis misturados com gravadores e instrumentos de sopro. O concerto passou por “La maison de mon rêve”, por “Noah’s Ark” e “The Adventures of Ghosthorse”, tendo ainda tempo para apresentar o novo disco “Coconuts, Plenty of Junk Food”. A interacção entre as duas é sublime, é mais um diálogo com duas pessoas que valem mesmo por si só, criando momentos perfeitos entre a suavidade da voz de Sierra-Rose, que toca tantas vezes a ópera, e a batida e segurança das vocalizações de Bianca. Este concerto passou pela folk electrónica, R&B, e dream pop. A esfera indie intimista foi envolvida por tantos outros sons.
Já no final surgem duas mulheres para dançar, quebrando um pouco todo o ambiente que tinha sido criado, mas Sierra e Bianca estão em festa. Com dois encores, um em que nos oferecem a incrível versão de “Turn me on”, outro onde Bianca faz VJ e DJ com um vídeo de Alexyss Tylor “Love Honor & Respect Your Vagina” directamente do youtube, a despedida foi difícil. Nunca pensei ouvir no Grande Auditório do CCB as CocoRosie, muito menos gritando “Vagina Power”. Rendo-me uma vez mais.

ANA MARIA DUARTE

Artigo publicado Jornal Semanário (26-06-2009)

Créditos das imagens: Nuno Moreira

Sem comentários: