sexta-feira, 17 de julho de 2009

O cinema invade Vila do Conde

17º Curtas de Vila do Conde
Festival Internacional de Cinema


Está de volta o “Curtas Vila do Conde”, um festival internacional de cinema, que conta este ano com a 17ª edição. Simultaneamente acontece a reabertura do Teatro Municipal de Vila do Conde, que esteve em remodelação desde 2006. De 4 a 12 de Julho, Vila do Conde transforma-se, recebendo uma série de filmes que no seu todo constroem uma programação emblemática e que privilegia a diversidade.

O Curtas Vila do Conde começa amanhã e durante nove dias apresentará um conjunto de abordagens e propostas do universo cinematográfico, cruzando-as com outras linguagens artísticas como as artes plásticas, vídeo-arte e música.
Em foco estarão dois cineastas libaneses – Joana Hadjithomas e Khalil Joreige – em retrospectiva, através da projecção de curtas e longas-metragens, mas também fotografia e instalação vídeo. Também em destaque, mas integrada na secção “In Progress”, está a filandesa Salla Tykkä, que tem vindo a desenvolver um percurso singular entre a fotografia, o vídeo e o cinema, e cuja obra tem vindo a ser vindo a ser aclamada a nível internacional.
No que diz respeito às secções competitivas, o festival integra a “Competição Internacional”, com aproximadamente 40 curtas-metragens de todo o mundo, a “Competição Nacional” com cerca de 15 filmes em estreia absoluta, a competição de filmes de estudantes portugueses, “Take One!”, a competição “Remixed” para filmes experimentais, e ainda uma competição de vídeos musicais e uma competição “Kids”, com filmes para os mais jovens.
A competição nacional mostrará 11 filmes que reflectem o momento de prestígio internacional que o cinema português atravessa actualmente, sendo a maioria estreias. Também a secção “Take One!” poderá mostrar novos artistas nacionais, já que apresenta trabalhos dos estudantes das escolas de cinema e audiovisuais portuguesas. Composto por uma competição de filmes de escola, conta com uma selecção final que resultou num total de 12 filmes, e proporciona ainda um programa formativo, sob a forma de workshops.
Uma das características essenciais do Curtas tem sido a sua capacidade de adaptação e de crescimento. Este ano apresenta duas novas secções competitivas: a competição “Remixed”, onde está mais presente o experimentalismo, através de curtas, longas, live cinema, filmes concertos, performances e instalações que exploram a flexibilidade dos territórios do cinema com outras áreas artísticas; e a pensar no público mais jovem, a nova secção “Curtinhas”, uma aposta na formação e sensibilização de públicos que resulta das experiências anteriores do Curtas e do projecto anual ANIMAR, que há 4 anos programa actividades de educação pela imagem dirigidas a crianças e jovens de diferentes faixas etárias. Para além de uma série de outras iniciativas – workshops para pais e filhos, espaço infantil nas instalações do Festival – inclui uma competição de filmes para crianças.
A secção “In Progress” vem uma vez mais revisitar autores cujas obras foram já exibidas em Vila do Conde, acolhendo o mais recente trabalho do realizador norte-americano Jim Jarmusch em antestreia nacional, e o regresso de Manoel de Oliveira, após a homenagem realizada em 2008 pelo Curtas a propósito da comemoração do seu 100º aniversário, com a curta-metragem “Romance de Vila do Conde”, filmada na cidade na década de 60 com a participação de José Régio.
O festival conta ainda com o programa especial “Back to the future”, numa revisitação ao futuro, este ano dedicado à produção cinematográfica da Grécia, Suécia, Dinamarca, Finlândia e Roménia. Ver-se-ão as utopias do século passado, que nos fazem regressar a um futuro brilhante.
Simultaneamente ao festival, decorrerá o 13º Mercado da Curta Metragem, dedicado exclusivamente a profissionais, que permite o visionamento em vídeo de todos os títulos inscritos, curtas-metragens recentes de todo o mundo listadas com todos os dados mais importantes.
A sessão oficial de abertura do Festival acontece amanhã, às 22h00, na Sala 1 do Teatro Municipal de Vila do Conde, com o filme-concerto de Tigrala, projecto de Norberto Lobo e mais dois músicos, que interpretará uma banda sonora original para “Tabu” (1931), o último filme do cineasta alemão F.W. Murnau, co-realizado com Robert J. Flaherty, e ainda com a estreia nacional do filme "The Limits of Control" de Jim Jarmusch. Consulte o programa completo em www.curtas.pt.

ANA MARIA DUARTE

Artigo publicado Jornal Semanário (03-07-2009)

Sem comentários: