sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Performance em Serralves


No dia 26 de Setembro, pelas 22h, o Auditório de Serralves apresenta um projecto musical de Christian Marclay. “Screen Play” consiste na interpretação por três grupos musicais de um vídeo. As imagens do vídeo servem de partitura à interpretação musical.
Christian Marclay é um artista plástico, performer e músico sediado em Nova Iorque. Desde 1979, Marclay tem experimentado com técnicas de ‘sampling’ quer sonoras quer visuais, explorando as justaposições entre estas duas dimensões perceptivas. O seu trabalho tem sido mostrado internacionalmente incluindo a participação na Bienal de Veneza e uma exposição a solo na Barbican Art Gallery de Londres.
O performer criou o vídeo e convidou três diferentes grupos musicais (um do Porto, um de Lisboa e outro de Londres) a interpretar musicalmente as suas imagens.
Neste projecto, “Screen Play”, Christian Marclay dá continuidade às suas primeiras experiências com projecções vídeo como forma de veicular instruções a músicos. “Screen Play” foi estreado na bienal Performa em Nova Iorque, e é inspirado pela tradição da partitura gráfica, expandindo-a para incluir imagens em movimento e elementos gráficos digitais muito simples que funcionam como sinais sugestivos de emoções, energia, ritmo, tom, volume e duração. Os grupos musicais participantes são constituídos por Nuno Rebelo (guitarra); Marco Franco (bateria); João Paulo Feliciano (órgão) e Rafael Toral (sintetizador modular e electrónica) no primeiro grupo; João Martins (saxofones e instrumentos electro-acústicos caseiros); Gustavo Costa (percussão e electrónica) e Jonathan Saldanha (electrónica) no segundo grupo; e Steve Beresford (electrónica); Mark Sanders (percussão) e Alan Tomlinson (trombones alto e tenor), no terceiro grupo, oriundo de Londres.


Artigo publicado no Jornal Semanário - Setembro (ed. 19.09.2008)

Sem comentários: