sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Um solo que leva três coreógrafos em si mesmo


A programação de dança do último trimestre de 2008 é iniciada com “Beautiful Me”. Este é o mais recente trabalho do coreógrafo sul-africano Gregory Maqoma, um dos mais talentosos coreógrafos do seu país. Nesta peça desafia a noção de dança, na procura de uma definição ou redefinição da sua própria linguagem coreográfica. O espectáculo sobe a palco nos dias 23 e 24 de Setembro, pelas 21h30, no Grande Auditório da Culturgest.

“Beautiful Me” é a terceira parte de uma triologia iniciada em 2005. O nome indica-nos, ao de leve, de que se trata: um solo. Maqoma subirá ao palco para dançar sozinho, mas levará três coreógrafos em si mesmo, reflectindo o seu trabalho e as suas linguagens. Akram Khan, Faustin Linyekula e Vincent Mantsoe foram os mestres que escolheu para o inspirar. Maqoma absorveu as suas ideias, juntou o seu brilho e humor e dá-lhes voz, no sentido corporal do termo. A banda sonora é criada em palco por quatro músicos africanos que tocam violino, violoncelo, cítara e percussão.
Gregory Vuyani Maqoma começou o seu trabalho na dança em 1987, incursando nas questões que afectavam a sociedade sul-africana. Profissionalmente começou a estudar em 1990 com a “Moving into Dance Mophatong”, uma escola e companhia de dança em Joanesburgo. Em 1994 apresenta a sua primeira coreografia, vencedora de um prémio, assim como várias coreografias apresentadas de seguida. Em 1999 recebeu uma bolsa para estudar no PARTS (Performing Arts Research and Training Studios” em Bruxelas, sob a direcção de Anne Teresa De Keersmaeker.
Em Bruxelas cria um projecto de dança teatro denominado “Vuyani” e cria “Rhythm 1.2.3”, premiado em Amsterdão. No ano seguinte é nomeado coreógrafo do ano com esse mesmo espectáculo e cria “Rhythm Blues”. Entre 2001 e 2004 trabalhou com Faustin Lenyekula, com Moeketsi Koena, Sello Pesa e Mandla Mcunu. Em 2005 começou a trabalhar numa nova criação, uma trilogia entitulada “Beautiful”. A primeira parte da trilogia foi criada e realizada pelo Centre Nationale de la Danse in Paris e a segunda - “Beautiful Us” - foi premiada em Joanesburgo.
A terceira e última parte - “Beautiful Me” - que será agora apresentada em Lisboa, teve por base trabalho de pesquisa no Festival Bates nos EUA, onde Vincent Mantsoe e Faustin Linyekula se juntaram a Gregory, criando cada um deles um solo de dois minutos para ser dançado por Gregory. Mais tarde, juntou-se-lhes Akram Khan. Para a criação deste solo, o perfomer sul-africano partiu de alguns minutos de material coreográfico – movimento, música e texto – que lhe foram oferecidos pelos três coreógrafo. Gregory nutre grande admiração por eles, pelo facto de, ainda jovens, serem mestres no domínio da sua arte, e por as suas linguagens coreográficas, abordagens da tradição e estilos, embora diferentes entre si, terem uma comum profundidade e humanidade.
Através de uma série de encontros com os três artistas e de um apurado estudo, Maqoma propôs-se criar uma extensão sua do material fornecido e ao mesmo tempo criar com o seu corpo um verdadeiro reflexo dos artistas escolhidos. O seu corpo torna-se assim um retrato em movimento, reinterpretando emoções e histórias e traduzindo criativamente, a partir da tradição e da linguagem, elementos que lhe eram pouco familiares.
“Beautiful Me” foi uma encomenda do FNB Dance Umbrella e o seu processo de desenvolvimento passou por residências artísticas no Maine (Bates Dance Festival), Estados Unidos, em Londres, em Joanesburgo (Dance Factory) e em Paris (Centre National de la Danse).
A música ao vivo tem um papel fundamental neste trabalho, e para o seu desenvolvimento Gregory Maqoma trabalhou com quatro músicos de origem africana que se distinguem pelas toadas especificamente africanas que tiram dos seus instrumentos e pela sua dedicação ao aprofundamento deste género musical.
A peça “Beautiful Me” tem sido amplamente reconhecida pela crítica, apresentada em vários países. Será apresentado na DeVIR/CAPA nos dias 19 e 20 de Setembro e nos dias 23 e 24 de Setembro na Culturgest.


Artigo publicado no Jornal Semanário - Setembro (ed.19.09.2008)

Sem comentários: