quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Tell the girls he is back in town


Jay-Jay Johanson é um cantor e compositor de origem sueca, que costuma fazer discos muito bons de ouvir e concertos de uma harmonia incrivelmente bela. A sua canção mítica e que soou em muitas rádios ao nível mundial – “So tell the Girls that i am back in Town", retirada do seu álbum inicial de 1996, “Whiskey”. Nas sonoridades de Jay-Jay sentem-se influências de Elvis Presley, Modern Jazz Quartet, Chet Baker, Kraftwerk e David Bowie. A canção referida há pouco foi aliás considerada uma ponte de aproximação sonora ao compositor Scott Walker, passando dos seus sons iniciais do jazz e bossanova para um estilo mais aproximado ao “crooner” pop, permitindo-lhe colocar em evidência a sua voz, extraordinária, convidando sempre os seus ouvintes à dança.
Professando sempre um estilo muito pessoal, tem feito várias digressões pela Europa e América, ao mesmo tempo que continua uma carreira paralela como DJ em clubes de Nova Iorque, Miami, Paris e Barcelona, além de trabalhar com artistas como os Daft Punk, actuar ao lado de Tina Turner e compor bandas sonoras para filmes franceses.
Em 2007 editou o seu sexto álbum, "The Long Term Physical Effects are Not Yet Known", que mantém a sua paixão pelo jazz, continuando no entanto a aproximação aos universos da pop e da electrónica que têm vindo a cultivar nos últimos anos. Tendo em conta o concerto de Jay-Jay Johanson no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, o ano passado, que revelou uma maturidade sonora e uma entrega que só nos queria fazer dançar e ouvir aquela voz pela noite fora, o concerto em Portalegre deverá ser imperdível. Jay-Jay estará no Grande Auditório do Centro Cultural de Portalegre, no dia 18 de Outubro, pela módica quantia de 10 euros. E ainda traz consigo Johan Skugge, no Baixo; Erik Jansson, nas Teclas e Magnus Frykberg na Bateria. Até parece mentira.


ANA MARIA DUARTE
Artigo publicado no Jornal Semanário - Setembro (ed.26.09.2008)

Sem comentários: