segunda-feira, 26 de outubro de 2009

África em Belém

CCB Fora de Si
Últimos fins de semana de Agosto


O CCB Fora de Si dedica os dois últimos fins-de-semana ao continente Africano, reforçando a sua essência de transculturalidade.
Julie Dossavi dá início a uma programação oriunda de África que se mantém até ao dia 28 de Agosto, data de encerramento do evento. Misturando formas de dança africana contemporânea, com um certo urbanismo, através de um conjunto de solos e duetos, mistura rituais tribais com saltos de ginástica. A bailarina e coreógrafa francesa faz-se acompanhar de percussionistas, voz e electrónica, numa criação distinta, cheia de expressividade. O espectáculo denominado P.I. (pays) é apresentado no dia 21 de Agosto, às 22h, na Praça do Museu.
O grupo Etran Finatawa, oriundo do Níger, é formado por tuaregues e wodaabe, dois povos nómadas com culturas muito diferentes. A sua música, com sonoridades bastante distintas, combina a riqueza de duas linguagens, já que os wodaabe tradicionalmente não utilizam instrumentos e centram-se na voz, enquanto que os tuaregues sempre recorreram a violinos e tambores. A sua música mistura estas duas origens num mesmo palco, neste caso, na Praça do Museu. O concerto está marcado para as 22h de sábado.
Para domingo à noite, a festa está reservada para os Terrakota, que fundem na sua música, uma série de influências musicais, nomeadamente o reggae e a música árabe, passando pelos sons afro-cubanos. Este é um projecto de origem portuguesa, mas que obteve rapidamente a internacionalização, conquistando pela sua energia e entusiasmo.
Ainda há tempo para cinema, sexta e domingo, às 21h, no Pequeno Auditório são projectados “Xala” e “Ceddo”, dois filmes do cineasta senegalês Ousmane Sembene, o primeiro realizador de um país africano a alcançar reconhecimento internacional. O filme “Xala” (1975) denuncia a opressão das raparigas jovens pela classe masculina colonialista, através do retrato de um casamento de uma adolescente com um homem mais velho. Em “Ceddo” (1977), documenta através de uma personagem feminina as incursões colonizadoras do islão e da europa na sociedade africana. Um retrato da luta pela resistência da cultura e das tradições africanas.
No segundo fim de semana dedicado a África também há cinema, de Haile Gerima, que se debruça sobre temas relativos aos problemas de integração social e racial. “Sankofa” (1993) é um filme que regressa à época da escravatura para nos fazer ver o funcionamento daquela época ao olhar dos africanos. “Adwa” (1999) fala da batalha de Adwa, entre etíopes e italianos, em que pela primeira vez uma nação colonizada vencia os seus ocupantes. Este filme parte desta batalha para chegar a um retrato da força da sua nação e do seu povo.
No dia 28 passa também “Kirikou et la Sorciere” (1998). Baseado num conto tradicional africano, este filme do realizador francês Michel Ocelot conta a história de Kirikou, um menino recém-nascido que chega ao mundo com a capacidade de falar e uma astúcia sem igual. kirikou decide enfrentar a feiticeira Karaba, a responsável pela falta de água na aldeia, e, pelo caminho, vai fazendo perguntas que mais ninguém se lembrou de perguntar.
A nova peça coreográfica da companhia senegalesa Jant-Bi baseia-se nas mais belas danças tradicionais africanas, oriundas de países como o Mali, a Guiné, o Burkina Faso, a Costa do Marfim, o Benim, o Congo e o Senegal. O espectáculo será apresentado na sexta feira, dia 28, no Grande Auditório.
“Retalhos em Viagem” é o conjunto de cinco solos, centrados em cinco personagens que transitam algures entre o que são e o que gostariam de ser, entre o que têm e o que lhes falta. As performances vão acontecendo ao longo do fim fe semana, no Jardim das Oliveiras.
Seun Kutil, filho do lendário afro-beat Fela Kuti, dirige a banda Egypt 80, que encerra o CCB Fora de Si. Herdou do seu pai a música de fusão, entre o jazz, o funk e os ritmos africanos, criada por Fela nos anos sessenta. As suas canções revelam a sua preocupação pelas graves questões políticas e sociais que afectam a África. Sábado, no Grande Auditório, às 21h. E assim terminará a programação de Verão do CCB, com grande destaque nos dois últimos fins de semana de Agosto para o continente Africano.

ANA MARIA DUARTE
Artigo publicado Jornal Semanário (21-08-2009)

Sem comentários: