segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Namorar e dançar ao som de Seu Jorge

O Carnaval do Campo Pequeno
Concerto em Lisboa


Seu Jorge esteve em Lisboa no passado dia 9, para um concerto no Campo Pequeno, trazendo o álbum “América Brasil” e apenas um novo tema, mas muita festa, consciência social e carnaval.

Seu Jorge entrou em palco meio desconexo com o público, e até com a banda. O espectáculo começou com “América do Norte”, “Samba Rock”, “Trabalhador Brasileiro”, “Chega no Suingue” e “Carolina”. Consigo estavam 14 músicos, que proporcionavam acompanhamento nas percussões, trompetes, saxofones, violinos e harmónicas, mas o concerto pareceu levar algum tempo a entrar no ritmo certo, até porque houve dois momentos de quebra, apesar do romantismo inegável de um deles.
Seu Jorge serviu de “santo casamenteiro”, quando chamou ao palco um fã que lhe tinha enviado um e-mail e que pediu em casamento uma rapariga chamada Ana. Juntos beberam champanhe, com Seu Jorge, e perante uma plateia que aplaudia o gesto. Seguiu-se “Seu Olhar”, em jeito de celebração e logo depois foi a vez do trio Preto, um trio de percussão, que para quem já tinha visto o concerto do Coliseu era algo repetido e que não ajudou a entrar na engrenagem. Seu Jorge conectou com o universo e com o público quando entrou em palco para tocar só com o seu violão, na fase mais intimista do espectáculo, as versões de David Bowie de “Life on Mars” e “Rebel Rebel”, seguidos de “Zé do Caroço” de Leci Brandão. O momento alto do concerto foi quando Seu Jorge se entregou ao discurso que estará certamente mais próximo da sua verdade, expressando as suas preocupações sociais, recitando “Nego Drama”, dos Racionais MC’s.
A banda voltou a entrar para continuar com “É isso aí” e ainda “Pessoal Particular”, a canção nova que já está a passar nas rádios brasileiras, sob a declaração prévia do músico: “É bom namorar”. Seu Jorge acabou por se soltar e fazer a plateia dançar, tendo passado pelos temas “Mina do Condomínio”, “Mangueira”, o tema “A Namorada”, de Carlinhos Brown.
No primeiro encore foi possível ouvir “Burguesinha”, “Mania de Peitão”, Chatterton, “Sossego” de Tim Maia e São Gonça. No segundo encore a festa estava feita e Seu Jorge lançou o carnaval em Lisboa, com um medley em que se dançou uma série de marchas de carnaval, como “Mamãe eu quero” e “Cachaça”.
O músico brasileiro veio para um concerto em que as novidades foram bastante reduzidas, mas marcou pontos com a sua capacidade de fazer o público relaxar, dançar e namorar.

ANA MARIA DUARTE
Artigo publicado Jornal Semanário (16-10-2009)

Sem comentários: