segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Jovens criadores nacionais em destaque

CCB Fora de Si
Belém Urbana


Este fim-de-semana, o CCB Fora de Si foca-se numa programação dedicada aos jovens criadores nacionais. “Belém Urbana” é o projecto que está na origem do resultado apresentado. Pretende valorizar a componente artística portuguesa. Serão sete projectos escolhidos entre 230. Música, performance e instalação, de sexta a domingo.

Catarina dos Santos é uma cantora e percussionista portuguesa, que reside em Nova Iorque. Mistura sons tradicionais portugueses, africanos e brasileiros, com jazz. “No balanço do mar” combina funk e ritmos de Nova Orleães, que traz na bagagem para o concerto, esta noite, às 22h.
Os Tora Tora Big Ban juntam jazz, world music, afro, latin, reggae e funk, numa só orquestra. O concerto da banda acontece no dia seguinte, à mesma hora.
No sábado também haverá baile, com inspiração nos anos 70. “O Baile dos Candeeiros” é uma performance com inspiração no “Baile dos cinco candeeiros”, originalmente criado na Foz do Douro. Candeeiros humanos participam e dinamizam o baile, a partir das 21h30.
Os Groove 4tet surgiram da necessidade que tinham de criar algum espaço sonoro onde pudessem expor as suas influências e ambições musicais diversas. No domingo, dão um concerto na Praça do Museu, apostando em covers de artistas soul, blues, funk e jazz, mas também em alguns originais.
Além da música, durante todo o fim-de-semana estarão presentes 3 instalações: “Azulejos Humanos” de Nuno Maya e Carole Purnelle; “Resíduos Urbanos” de Filipa Guimarães e “This is a Love Act” de Teresa Luzio. “Azulejos Humanos” é uma instalação interactiva que utiliza videoprojectores para criar azulejos virtuais. As cores e os movimentos das pessoas e das suas roupas são projectados em tempo real na fachada do CCB, criando padrões animados.
Na entrada do CCB encontrar-se-á uma quantidade de lixo espalhado, feito de diversos materiais. Será “Resíduos Urbanos”, a instalação de Filipa Guimarães, que chama a atenção para este fenómeno urbano, através de uma mensagem interventiva social e ambientalmente.
“This Is A Love Act” é uma instalação com um compromisso de amor impresso. Com este trabalho, Teresa Luzio pretende exibir um compromisso amoroso e estabelecer uma ligação emocional com o público. Esta instalação estará na entrada, nas bandeiras coloridas do CCB.
A programação completa-se com oficinas no Jardim das Oliveiras (Oficina Cidade Portátil), oficinas hip hop.

ANA MARIA DUARTE
Artigo publicado Jornal Semanário (14-08-2009)

Sem comentários: