sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Jazz na Culturgest


Este sábado, pelas 21h30, no Grande Auditório da Culturgest, terá lugar o concerto de Steve Coleman & Five Elements apresentado em colaboração com o Festival de Jazz de Guimarães. Ele é um dos músicos mais influentes do jazz contemporâneo, tendo uma abordagem muito singular à música, marcada por uma especial concepção metafísica do mundo.
Steve Coleman nasceu em Chicago em 1956 tendo aí feito a sua formação musical. O seu primeiro instrumento foi o violino, que cedo trocou pelo saxofone alto, quando tinha 14 anos de idade. Em Maio de 1978 mudou-se para Nova Iorque. Tocou com as Big Bands de Thad Jones-Mel Lewis, de Sam Rivers, de Cecil Taylor, entre outras, e participou em gravações como sideman com os líderes dessas bandas e outro grandes músicos como David Murray, Doug Hammond, Dave Holland, Mike Brecker e Abbey Lincoln.
Com uma extensa discografia, como líder, produtor ou sideman, uma larga experiência como professor, Steve Coleman é um dos músicos mais importantes no panorama do jazz contemporâneo, o que ainda torna este concerto mais apetecível. O preço dos bilhetes é de 20 Euros; jovens até aos 30 anos pagam 5 Euros.
ANA MARIA DUARTE
Artigo publicado no Jornal Semanário (ed. 14.11.2008)

Sem comentários: