quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Cinema Turco em Belém

Dois filmes turcos serão apresentados este fim de semana no Cine-Belém, parte integrante da programação CCB Fora de Si. “On the way to school (A caminho da escola)” conta uma história passada numa remota aldeia turca. A narrativa conta sobre um professor que tenta ensinar turco, com muito esforço, às crianças curdas. Este filme debruça-se essencialmente sobre as relações e as dificuldades sentidas tanto de comunicação, como de relacionamento, entre curdos e turcos. Através da história das crianças, que não falam turco, e do professor, que não fala curdo, os realizadores Orhan Eskikoy e Ozgur Dogan simbolizam as dificuldades das relações actuais entre turcos e curdos. Um ano de luta pelo entendimento, numa remota aldeia turca, que nos faz reflectir sobre todos os anos de luta necessários.

“Each Dream is a Shattered Mirror (Cada sonho é um espelho estilhaçado)” é também um filme de origem turca, realizado também por Orhan Eskikoy e Ozgur Dogan. Novamente a aldeia remota. Desta vez da Anatólia. A personagem central é Coskun, o filho mais velho de uma família que vive nessa aldeia. Coskun é preso como activista político durante o seu segundo ano de faculdade. Este filme narra as consequências que o afastamento do filho provoca no seio da sua família nuclear, durante os nove anos que passa em cativeiro. O fim do filme acontece com o regresso de Coskun a sua casa e ao seio da sua família.

Com entrada livre e projecção no Pequeno Auditório, dias 29 e 31 de Agosto, às 22h30. Ambos os filmes são legendados em inglês e português.
Artigo publicado no Jornal Semanário - Agosto (ed. 26.08.2008)

Sem comentários: