quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Designers Portugueses inspiram-se em Serralves


A Loja de Serralves está a lançar novos produtos de designers portugueses, inspirados na Casa e no Parque de Serralves. Originariamente concebida como residência particular, a Casa de Serralves (exemplar único da arquitectura Art Déco) e o Parque (inspirado pelos modernistas) foram mandados construir pelo segundo Conde de Vizela, Carlos Alberto Cabral. Quer em termos arquitectónicos, quer paisagísticos, a propriedade constitui um todo notável e harmonioso, peça única em Portugal e na Europa.

Serralves convidou quatro designers portugueses para este projecto, que consistiu em construir uma linha de produtos inspirados nestes dois elementos da Fundação – a Casa e o Parque de Serralves.

Francisco Braga da Cruz inspirou-se em pormenores da Casa de Serralves, como as janelas, para criar um conjunto de botões de punho em prata.

Susana Barbosa criou uma colecção de peças exclusivas, tendo como inspiração o caminho do Parque que nos guia desde a Casa de Serralves até à fonte, situada no Parterre Central. São peças que aliam elementos naturais, como a água, a um espírito minimalista e contemporâneo.

Ana Fernandes, designer e escultora, cria em exclusivo para a Loja de Serralves a Colecção Buxo. Inspirada nos buxos do Parque de Serralves, a colecção apresenta peças que de singular originalidade, quer no traço, quer na forma como são produzidas.

Eugénia Cunha, que procura no seu trabalho a fusão entre tradição e modernidade, apresenta um conjunto de peças que partilham um conceito: reviver a Casa de Serralves. Eugénia parte de fotografias do acervo da Foto Alvão, estúdio fotográfico que fotografou a Casa nos anos 40, e aplica em várias peças imagens da Casa, como o escritório, a biblioteca ou o quarto de dormir da Condessa.

Uma iniciativa a seguir, pela possibilidade de criar objectos detentores de uma unicidade desejável e pelo apoio demonstrado aos autores portugueses.

Legenda da imagem: Alfinete Buxo – Casa de Serralves em Prata
Design Ana Fernandes, 2008
PVP. 250,00 EUR
Artigo publicado no Jornal Semanário - Agosto (ed. 26.08.2008)

Sem comentários: