quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Lisboa durante o mês de Agosto - A cidade afinal mexe!

Oferta cultural de verão na capital

A altura em que diziam que não havia nada para fazer em Lisboa, em Agosto, já não tem grande motivação e a tradição de fugir da cidade durante este mês também já não é o que era. Tudo bem que Agosto continua a ser o oitavo mês e que muitos dos portugueses o escolhem para descansar e fugir da vida urbana, o ritmo da cidade acalma e os estrangeiros são mais do que os residentes. Mas a tendência de desertificação cultural está mais subtil e a oferta artística na capital aumentou significativamente.

Muitos dos festivais de verão acontecem fora da cidade, durante este mês, mas não me digam que não sabe bem ver a cidade assim, a respirar mais fundo e a ter tempo para si mesma. O melhor é que Agosto em Lisboa já não significa deserto e que muitas são as esplanadas que programam música para os seus fins de tarde e inícios de noite. A oferta cultural para este período realmemte aumentou nos últimos tempos. Instituições que anteriormente paravam e que se deixavam envolver pelo deserto de Lisboa, descobriram que afinal talvez estivessem a contribuir exactamente para essa desertificação da capital. O CCB é uma dessas instituições, que acordou para o verão, contando este ano com a segunda edição do CCB Fora de Si, um programa cultural e de animação urbana concebido exactamente para os meses de verão e a ocorrer especialmente nos espaços exteriores do CCB. A segunda edição alarga a oferta cultural do CCB aos jardins, aos espaços de circulação e à Praça do Museu. Para quem fica por aqui, a oferta é excelente, ouvir grupos de várias origens, ver dança, teatro, cinema ou novo circo, essa área artística em que o CCB continua a apostar e que este ano é representada pelo grupo de Cardiff – NoFit State – a actuar, desde a passada sexta-feira, num recinto em que o público coabita com os artistas. Para os mais novos há uma sugestão imperdível: “Criaturas de Carole Purnell e Nuno Maya” no Centro de Pedagogia e Animação, em que as crianças poderão fazer uma viagem ao universo destas criaturas, que um dia já foram lixo e agora podemser olhadas de uma forma muito mais criativa e com valor. Uma das coisas mais fantásticas do CCB Fora de Si é que só acaba no dia 31 de Agosto, altura em que já nos viramos para a nova temporada.

Também há novo circo e stand up no Casino Lisboa, para noites em que se procura oferta mais tardia. O Festival dos Oceanos tem continuado a oferecer espectáculos em vários espaços da cidade, como a Praça do Comércio e o Parque das Nações. Os Ena Pá 2000 tocam no Maxime no dia 29 e os Da Weasel, no mesmo dia, na baía de Cascais. Já tivemos o Jazz em Agosto na Gulbenkian, o “Sonho de Uma Noite de Verão” pelo Dona Maria no Palácio da Independência, e “Vieira – o Céu na Terra”, nas Ruínas do Carmo.

Como se pode ver, a oferta tem crescido, o que na minha visão de amante de Lisboa em Agosto, é bem vindo, mas não só de um olhar pessoal, é importante em termos de oferta cultural turística, melhorando a imagem de cidade cultural comunicada durante todo o ano. Mas nem só os turistas têm a ganhar, é perfeito poder sair do trabalho e ouvir um dos dj’s do noobai em pleno Adamastor ao final do dia, ou poder ir até um dos jardins lisboetas para aproveitar os concertos do Pleno Out Jazz, aos fins de semana, jantar nalgum lado (afinal também há mais restaurantes abertos do que há uns anos atrás e ir ver um espectáculo ao ar livre). Acho que só falta algumas instituições tomarem o seu espaço, talvez pudessem programar um ciclo de cinema, já que a oferta das habituais salas deixa muito a desejar nos meses de verão.

Infelizmente ainda há espaços que dormem durante este mês, até durante Julho, como o caso da Culturgest, que continua a teimar em não programar nada durante o verão e a preparar a nova temporada, sem mesmo utilizar, o já experimentado e, arrisco a dizer que com sucesso, anfiteatro ao ar livre. Talvez quando decidir arriscar, esta tomada de posição no verão lisboeta seja já um lugar comum, e o risco seja apenas o de tentar entrar num universo de plena concorrência.

No entretanto e antes de vir toda a loucura da “rentrée” continuaremos a desfrutar destes novos espaços de Lisboa cultural em Agosto.

Artigo publicado no Jornal Semanário - Agosto (ed.15.08.2008)

1 comentário:

FaRu disse...

Bem houve uns fins de semana do pleno mto giros mas o meu preferido foi o último no jardim da estrela. Olha só:

http://www.centralmusical.pt/?c=7854

http://www.centralmusical.pt/?c=7851

LINDO!!!!!!!!!!!!!