quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Filmes da colecção da Fundação de Serralves

A exposição “Todas as Histórias” apresenta uma selecção de filmes, alguns exibidos pela primeira vez no Museu de Serralves. As obras abordam, sob uma variedade de formas, a migração da linguagem cinematográfica para o campo das artes plásticas, e reflectem sobre questões implícitas ao género do cinema, tais como a narrativa, o tempo, o espaço ou a construção de imagens. A exposição apresenta uma multiplicidade de narrativas, num percurso que nos envolve no passado e presente, através de imagens que nos vão contando histórias.

 A ideia de “Todas as histórias” parte da vontade de reconsiderar o papel da narrativa em obras de filme ou vídeo. A exposição apresenta um conjunto de narrativas que nos são contadas de forma explícita através das imagens em movimento ou de forma implícita solicitando a participação imaginativa do observador. O percurso pela exposição propõe uma sucessão de momentos que envolvem as noções de passado e de presente, de factos e de ficção, de experiência e de memória. São exemplos destas questões as obras de Douglas Gordon, Francesco Vezzoli e Pedro Costa: na obra de Douglas Gordon intitulada “Between Darkness and Light (after William Blake)” [Entre a escuridão e a luz (segundo William Blake)], de 1997, o artista promove o confronto literal de dois filmes comerciais: “The Song of Bernadette” [A Canção de Bernadette], 1943, de Henry King e “The Exorcist” [O Exorcista], 1973, de William Friedkin, que são projectados sobre a mesma tela semitransparente a partir de lados opostos. A sobreposição dos dois filmes interfere no enredo de ambos e faz por vezes coincidir a história de uma jovem mulher possuída por uma visão da Virgem Maria, e a história de uma rapariga possuída pelo demónio. A distinção clara entre o bem e o mal, entre o Céu e o Inferno, esfuma-se, conseguindo uma visão única de duas obras.

Em “Amália Traída”, Francesco Vezzoli conta a vida da célebre cantora portuguesa Amália Rodrigues, sendo a personagem da diva interpretada pela actriz brasileira Sónia Braga e o argumento apresentado por Lauren Bacall, também elas personagens provenientes do universo mitológico do cinema. Uma abordagem irónica de uma narrativa de origem popular, não só pela interpretação do enredo do filme como também pela contextualização dos factos. Com Pedro Costa, no filme “Fontaínhas”, o cabo-verdiano Ventura lê uma tradução em português da última carta que o escritor francês Robert Desnos escreveu em Auschwitz.

"Todas as histórias" convida o espectador a percorrer os espaços do Museu e da Casa de Serralves e constitui uma excelente oportunidade para descobrir ou redescobrir uma selecção de obras de conceituados artistas portugueses e estrangeiros, tais como Eleanor Antin, Vasco Araújo, Christian Boltanski, Marcel Broodthaers, Tacita Dean, Runa Islam, Gordon Matta-Clarck, João Onofre, Michael Snow, Francesco Vezzoli, no Museu e John Baldessari, Pedro Costa, Juan Downey, Ant Farm e T.R. Uthco, Anna Bella Geiger, Douglas Gordon, Steve McQueen, Antoni Miralda e Benet Rossel, João Penal. Para ver até 12 de Outubro (até 14 de Setembro na Casa de Serralves).

Artigo publicado no Jornal Semanário - Agosto (08.08.2008)

Sem comentários: